Hospital São Gonçalo

Por que os homens vão menos ao médico?

Por que os homens vão menos ao médico?

Listamos algumas razões que podem ajudar a entender esse fenômeno

A relutância dos homens em procurar atendimento médico é complexo e multifacetado, podendo ser atribuído a uma combinação de fatores, tais como: culturais, sociais e até mesmo individuais. 

Algumas das razões mais comuns que podem ajudar a explicar esse fenômeno são:

  • Questões culturais: os homens são “ensinados” socialmente a serem autossuficientes, fortes e a não demonstrar fraqueza. Isso pode levar à ideia (errada) de que procurar um médico não é “coisa de homem”;
  • Medo: alguns homens, por medo de receberem um diagnóstico desfavorável, ou de terem que enfrentar procedimentos médicos invasivos ou de descobrir que são necessárias mudanças significativas em seu estilo de vida, preferem simplesmente não saber se estão doentes ou não;
  • Falta de tempo: alguns homens usam esse argumento para não irem ao médico, mas sempre acham tempo para aquilo que eles consideram (mesmo) ser importante e acabam negligenciando, com isso, os cuidados com a saúde.
  • Custos e dificuldade de acesso a serviços de saúde: alguns homens dizem que pagar uma consulta ou um exame é caro, mas investem financeiramente em outros itens supérfluos que julgam ser prioridade sem questionar valores.
  • Sintomas minimizados: alguns homens têm uma tendência a minimizar alguns sintomas, convivendo com dores ou sinais de doenças por mais tempo do que deveriam. Esse atraso na busca por atendimento pode levar a diagnósticos tardios e dificuldade na eficácia do tratamento.
  • Desconhecimento da importância de check-ups: muitos homens simplesmente não têm conhecimento da importância das consultas médicas regulares e da necessidade dos exames de rotina. Acham que, por não sentirem nada, não há necessidade de ir ao médico.
  • Desconfiança: alguns homens podem ter tido experiências negativas em atendimento com algum profissional de saúde, o que faz com que pensem que todos podem ser iguais e prefiram não passar pelo mesmo problema novamente.

A relutância em procurar atendimento médico regular pode ter consequências graves para a saúde dos homens. Muitas condições médicas podem ser mais facilmente tratadas quando descobertas precocemente, e a prevenção desempenha um papel fundamental na saúde a longo prazo. 

O mês de novembro ganha a cor azul para conscientizar os homens da importância do rastreio precoce para o câncer de próstata, um dos que mais acometem o público masculino.

No HCSG, contamos com médicos urologistas e de outras especialidades, que podem ajudar os homens no cuidado com sua saúde.

Aceitamos inúmeros planos de saúde e convênios médicos. Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: (21) 2109-5000.

📍HCSG: Alameda Pio XII/Rua Cel. Moreira César, 138 – Centro – São Gonçalo

📲 Marcação de consultas: (21) 98702-5683 

Marque sua consulta | Ambulatório