Hospital São Gonçalo

Guia do paciente: comunicação direta para ampliar a segurança hospitalar

Guia do paciente: comunicação direta para ampliar a segurança hospitalar

Conheça o Novo Guia do Paciente Hospital & Clínica São Gonçalo e compreenda a importância desse documento para pacientes, visitantes e equipe médica

Quando um paciente entra pelas portas do Hospital & Clínica São Gonçalo, nós aceitamos a missão de proporcionar o tratamento adequado para o seu estado de saúde sem jamais submetê-lo a riscos durante o cuidado. Por essa razão, colocamos em prática medidas muito importantes, e nós procuramos comunicá-las no Guia do Paciente.

Antes de mais nada, o HCSG preza pelo respeito aos direitos do paciente presentes no Código de Ética Médica, Capítulo V, dedicado aos relacionamentos com os pacientes e familiares. Nós acreditamos que eles são a base para os cuidados de saúde. O nosso Guia do Paciente foi criado para orientar e ajudar você em sua jornada no Hospital.

O Guia do Paciente foi pensado para que você encontre todas as orientações sobre os cuidados aos quais será submetido durante sua internação ou passagem pelo Hospital, além de informações e procedimentos básicos que devem ser seguidos pelos pacientes, familiares e visitantes, todos em total conformidade com os direitos do paciente. Mas você sabe a importância desse documento? Continue lendo e descubra como as informações que estão nele são essenciais para a sua saúde e/ou a de seu familiar.

Um guia para a segurança do paciente

Quando um hospital precisa debater a segurança do paciente, vários pontos devem ser levados em consideração. Um deles é garantir que o paciente receba o atendimento correto, de acordo com sua necessidade. Por conta disso, desde a recepção até a alta hospitalar, o paciente conversa com diferentes profissionais, passando por um processo de checagem em que as perguntas podem parecer repetitivas, mas, na verdade, elas visam assegurar o bem-estar e segurança em todos os procedimentos.

São cuidados intensos que minimizam riscos de infecções hospitalares, erros médicos etc. Assim como o HCSG tem a responsabilidade de zelar pela segurança do paciente, este também deverá estar atento e compartilhar informações importantes a seu respeito, como alergias, doenças e medicamentos em uso.

Essas informações são essenciais para a segurança de todos aqueles que buscam atendimento no HCSG, permitindo que o paciente entenda melhor o seu papel no processo de tratamento e ajudando a melhorar a comunicação entre ele e a equipe médica, resultando em melhores resultados.

Queremos melhorar a experiência do paciente

Ao elaborarmos o novo Guia do Paciente, procuramos orientar sobre o que esperar durante a sua estadia no hospital, incluindo informações sobre procedimentos, visitas, acompanhantes, alimentação e rotinas. Nosso objetivo é contribuir para diminuir a ansiedade e aumentar o conforto do paciente, melhorando a sua experiência.

Ao fornecer informações claras e precisas, nós garantimos que todos os pacientes, familiares e visitantes saibam como se comportar durante sua estadia e/ou passagem, minimizando riscos de infecções hospitalares.  

Além disso, esse documento ajuda o paciente a se preparar adequadamente para a visita, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência dos tratamentos oferecidos pelo hospital.

Novo Guia do Paciente HCSG

O novo Guia do Paciente é uma ferramenta de comunicação entre o hospital e você, paciente ou familiar, pensado para que cada um compreenda a importância do seu papel no processo de tratamento e no respeito que temos pelos nossos pacientes.  

Nós acreditamos que, quanto mais informado o paciente estiver sobre a sua jornada de tratamento e tudo o que ela envolve – direitos e deveres -, melhor será a comunicação entre a equipe médica e o paciente, resultando em tratamentos eficazes e objetivos. Acesse o novo Guia do Paciente HCSG e tire suas dúvidas!

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